Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição.
Criou-se um mito que para ter uma alimentação saudável, ela deve ser restritiva, mas não, o segredo é um bom cardápio e de variedade. Em geral nutricionistas e especialistas no assunto recomendam que, quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios você consome. Isso vale também para reeducação alimentar já que esse é o primeiro passo para quem inicia esse processo de alimentação saudável.
O corpo, diariamente precisa de vitaminas e minerais, e um cardápio rico em nutrientes e equilibrado trás benefícios tanto para corpo como para mente, por isso, para que o organismo tenha um bom desempenho é necessário uma alimentação saudável.
Pessoas com uma alimentação saudável tem menos chances de desenvolver doenças como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão, além de ter mais disposição e energia.
Embora pareça difícil inicialmente ter e manter uma alimentação saudável, é preciso tornar isso um hábito e ter persistência.
Então vamos lá, a um passo a passo simples, para iniciar essa nova mudança.
Alimentação saudável, como te-la e mante-la?
Quais os benefícios de uma alimentação saudável
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
Já é sabido que os alimentos são fonte de prevenção e tratamento de doenças, ou seja, um bom cardápio está diretamente ligado a uma vida com mais saúde.
E quando falamos sobre alimentos que trazem benefícios são aqueles que vem fora de embalagens e caixinhas, ou seja, aqueles que não passam por processos industrializados com adição de novos componentes, ou perdendo as suas propriedade originais.
Maior disposição
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
Alguns alimentos são fontes imediatas de força e energia, em especial os rico em carboidratos. Esse tipo de alimento em geral é recomendado antes de uma atividade física, assim você consegue ter melhor desempenho nos seus treinos.
Manutenção e diminuição do peso
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
Com uma reeducação alimentar é possível diminuir e manter o peso, o que não significa, dietas drásticas e restritivas, e sim de equilíbrio e saúde.
Previne doenças
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
Para fortalecer o sistema imunológico vegetais como, espinafre e brócolis, são excelentes, já a cebola e a cenoura são ricas em antioxidantes, que retardam o envelhecimento precoce das células.
Ossos mais fortes
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
Os minerais presentes em : sardinha, salmão, oleaginosas, espinafre, e vegetais verde escuro, etc, são ótimas fontes de ferro.
Leite e seus derivados – são grandes fontes de cálcio – além de conter muitos nutrientes que fortalecem os ossos.
Porque comentei sobre alimentos que são fontes de cálcio e ferro? Poucas pessoas sabem quando o cálcio está presente junto com o ferro, a sua função se potencializa.
Uma dica para ter uma melhor absorção de cálcio e fósforo no organismo, é consumir farinha de trigo integral e cebola. Esses dois alimentos contam com a fibra inulina, uma grande aliada nesse processo.
Bom humor
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
Você já ouviu falar no hormônio da alegria, ele se chama serotonina – Alguns alimentos que são fontes ricas desse hormônio, como chocolate e a banana.
Consumir alimentos que atuam no sistema nervoso, ajuda combater o estresse, o espinafre é um deles, que possui vitamina B e ácido fólico ele é bastante recomendado.
Organismo regulado
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
Há um alto preço a se pagar por uma “má alimentação”, mais cedo ou mais tarde, seja pelo ganho ou perda de peso em excesso, doenças cardiovasculares, metabolismo lento, déficit nutricional, entre outras, podem surgir.
Por isso é muito importante consumir nutrientes, assim nosso organismo irá trabalhar da melhor maneira possível, além de se manter mais saudável.
Grupos nutricionais como Carboidratos, proteínas e gorduras boas, são indispensáveis para o bom funcionamentos do organismo, além de ser uma fonte de energia para o corpo.
Proteínas são vitais para proteção do sistema imunológico, ela melhora e aumenta a resistência do corpo além de contribuir muito com a construção muscular.
Para o transporte de vitaminas na corrente sanguínea, as gorduras boas são indispensáveis.
Alimentos ricos em vitaminas, fibras e sais minerais precisam estar presentes.
Beba 2 litros de água por dia para melhorar todos esses benefícios.
Colocando em prática
Reeducação alimentar, alimentação saudável com pouca restrição
1 – Beba muita água, TODOS os dias.
2 – Diminua o consumo do sal, doenças como hipertensão em geral estão ligadas ao excesso de sal, então, use e abuse de temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, tomilho, alecrim, entre outros, assim você irá perder o hábitos aos poucos.
3 – Diminua o consumo de doces
4 – Pratique atividade física. Veja aqui um post sobre praticar atividade física em casa
5 – Tome café da manhã, isso acelera o metabolismo, faz com que consuma menos no horário de almoço
6 – Prefira o consumo de frutas com casca e não sucos, inclua mais legumes, verduras e vegetais nas refeições.
Lembre-se que tudo é uma questão de hábitos, ter alimentação saudável e equilibrada não é tão difícil quanto parece. Por isso uma reeducação e a mudança de hábitos é gradual, porém constante.